Na tarde desta quinta-feira (29) estiveram na Secretaria de Educação Cultura e Esportes as representantes do Projeto Aroeira que é uma parceria da COPEL. Jaqueline Fernandes Queiroz que é Cientista Social e Sabrina Pessoa, arqueóloga.
Elas estão realizando levantamento de dados da Cultura Material e Imaterial em todo Estado do Paraná, com desenvolvimento de ações de educação para o patrimônio, junto as secretarias e escolas em atendimento aos vários projetos, que a Fundação Aroeira vem desenvolvendo a partir de contratos firmados com a COPEL em empreendimentos de Linhas de Transmissão e Subestações de 138 Kv.
O programa de Educação Patrimonial além de ser previsto em Lei, é fundamental para a sensibilização sobre a importância da preservação e conhecimento histórico e arqueológico de bens culturais das comunidades impactadas pelos empreendimentos. O trabalho de Educação Patrimonial é realizado através de visitas de educadores às escolas públicas, centros culturais, bibliotecas públicas, museus, onde são distribuídos folders informativos sobre o empreendimento e o respectivo levantamento arqueológico, além de oferecer capacitação para os professores da rede para o ensino da Educação Patrimonial, contextualizado à região.
As representantes da Fundação Aroeira solicitaram a Secretaria de Educação a autorização para a visita destes educadores às Escolas do Município existentes, para a sensibilização dos educadores das escolas, para a entrega de Folders sobre Arqueologia e a preservação do Patrimônio Arqueológico, bem como, o auxilio para a realização do curso de Educação Patrimonial voltado aos professores da rede. O projeto não incorrerá custos para a Secretaria requerendo somente efetivo apoio e conscientização do corpo educacional envolvido.
O Secretário acolheu a proposta e firmou parceria. Na próxima terça dia (03) será exposto para a equipe diretiva das Escolas e Cmeis.