Nas
escolas e creches municipais são realizados quatro conselhos de classe durante o ano letivo,
um em cada final de bimestre. Antes do mesmo é realizado o pré-conselho, em
algumas instituições o pós-conselho.
O Conselho de Classe é uma instância
avaliativa que analisa, discute e delibera sobre os processos de ensino
aprendizagem, tornando-se assim parte integrante do processo de avaliação
desenvolvido no decorrer do ano letivo. A partir de definições feitas durante
os Conselhos que se visa superar o déficit de aprendizagem e a
fragmentação do trabalho escolar.
Durante o conselho há o diálogo entre
professores, coordenadores pedagógicos, diretores, enfim com todos que estão
junto do aluno no seu dia á dia. Cada professor expõe os problemas de seus
educandos bem como avanço deles. Nesse diálogo entra em discussão a solução
para tais problemas de aprendizagem bem como o caminho para essa articulação.
Ao final do 3° bimestre, o Secretário de
Educação, Cultura e Esportes, Edinei Mlenek se dirigiu a cada instituição de
ensino e participou dos conselhos. O mesmo foi realizado em horário contrário dos
alunos, (como mostra o cronograma) para não haver prejuízos na carga horária.
Pode se observar que cada escola possui sua própria dinâmica de trabalho,
dentro de sua realidade específica, mas todas dentro de uma linhagem
esperada.
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