No dia (11) aconteceu na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Quitandinha uma capacitação do Projeto Aroeira com objetivo de propor um resgate cultural material e imaterial da história e geografia do município, para professores e pedagogos da rede municipal e estadual de ensino de Quitandinha e Piên.
Para iniciar os trabalhos, o Secretário de Educação, Edinei Mlenek convidou o Secretário de assuntos metropolitanos de Curitiba Valfrido Eduardo Prado, o Neco, para falar sobre a história do município de Quitandinha. Neco, natural do município, relatou sobre o histórico da cidade e como se deu sua emancipação política em 1961. Relembrou o historiador pioneiro, professor, ex prefeito, já falecido seu João Santana Pinto, que muito contribuiu para que a história de Quitandinha fosse passada para as gerações futuras. Valfrido destacou a importância de uma cidade relembrar seu passado, valorizar sua cultura local, para poder seguir em frente com sua história.
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O projeto Aroeira vem realizando levantamento de dados da Cultura Material e Imaterial em todo Estado do Paraná, com desenvolvimento de ações de educação para o patrimônio, junto as secretarias e escolas em atendimento aos vários projetos, que a Fundação vem desenvolvendo a partir de contratos firmados com a COPEL em empreendimentos de Linhas de Transmissão e Subestações de 138 Kv.
O programa de Educação Patrimonial além de ser previsto em Lei, é fundamental para a sensibilização sobre a importância da preservação e conhecimento histórico e arqueológico de bens culturais das comunidades impactadas pelos empreendimentos. O trabalho de Educação Patrimonial é realizado através de visitas de educadores às escolas públicas, centros culturais, bibliotecas públicas, museus, onde são distribuídos Folders informativos sobre o empreendimento e o respectivo levantamento arqueológico, além de oferecer capacitação para os professores da rede para o ensino da Educação Patrimonial, contextualizado à região. Os participantes do evento fizeram algumas exposições do trabalho de resgate da cultura, que já é tema em sala de aula.
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