sexta-feira, 29 de abril de 2016

Sicredi Integração PR/SC oferece oficina de formação aos professores


     A Sicredi Integração PR/SC em parceria com a Prefeitura Municipal de Quitandinha/PR e Secretaria de Educação realizou no fim de abril uma oficina de formação do Programa A União Faz a Vida com 32 professoras.
   Estes professores são novos integrantes ao quadro de colaboradores do município e participaram da formação que teve duração de oito horas. Também participaram do evento professores e coordenação da Escola APAE que iniciará neste ano com os projetos aos alunos.



    O evento contou com a presença do secretário de educação Edinei Mlenek, coordenadora local do programa Maria Janete Iargas e da assessora pedagógica Carmem Machado.
       O objetivo do Programa A União Faz a Vida é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes.
     No evento foi trabalhado a metodologia do programa para que as professoras possam realizar projetos com um maior envolvimento dos alunos, pais e da comunidade.
  Para o secretário de educação Edinei Mlenek, “quanto maior o envolvimento da comunidade escolar e apoio da comunidade em geral na formação das crianças, maior o resultado colhido pela sociedade. Esta parceria da cooperativa com o poder público contribui para isto".




































quarta-feira, 27 de abril de 2016

O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril.

      A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.                                                                                                                                       Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.                                                                                           A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.                                                                                                                                       O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente.                                                                                O Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura - MEC.

Projeto Auto Pista na Escola

      Na segunda-feira passada estiveram na Esc. Rur. Mun. São João a equipe do Projeto ESCOLA da Auto Pista Planalto Sul. Realizaram palestra sobre a importância dos cuidados com o trânsito e fizeram uma encenação de resgate de acidente com a participação dos alunos. Após esse trabalho os alunos ficaram entusiasmados com o que aprenderam e que poderão utilizar no Projeto, bem como para suas vidas. 
     A Escola São João se localiza em Ribeirão Vermelho ao lado da rodovia Br 116, o que exige que todos possuam clara compreensão de como se cuidar para evitar acidentes.






segunda-feira, 25 de abril de 2016

Alunos conhecendo sobre extração e envasamento de água

      Alunos do 4° ano B e 5° ano B da Esc. Rur Mun. Leonor Moura de Andrade do Centro, fizeram um trabalho de campo sobre o tema água. Os professores orientadores foram Elisângela de Fátima Gaspar e Luis Antônio de Almeida. O tema água foi trabalhado em sala de aula, e para culminar com o aprendizado sobre o assunto foram visitar uma empresa de extração e engarrafamento de água mineral, empresa esta que se localiza no Aterrado Alto, em Quitandinha.  Puderam observar todo o processo e o andamento da água até seu envase. Os alunos ficaram extasiados ao ver o pequeno tamanho de uma garrafa pet se transformar e ficar maior. A água que é engarrafada é do Rio Doce, rio que margeia a empresa. 








quarta-feira, 20 de abril de 2016

O descobrimento do Brasil

           A chegada dos portugueses ao Brasil 

    O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal.
    No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.




      Na época do Descobrimento quando os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, dando início ao processo de ocupação, perceberam que a região era  ocupada pelos povos nativos. A estes nativos os portugueses deram o nome de índios, pois acreditavam ter chegado às Índias. Mesmo após a descoberta de que não estavam nas Índias, e sim em um território desconhecido, os europeus continuaram a chamá-los assim, ignorando propositalmente as diferenças linguístico-culturais. Desta maneira  era mais fácil tornar todos os nativos iguais e tratá-los também de forma igual, já que a finalidade era o domínio político, econômico e religioso.                                                                                                        
        Ainda que não se tenha um conhecimento exato quanto ao número de sociedades indígenas existentes no Brasil à época da chegada dos europeus, existe estimativas sobre o número de habitantes nativos naquele tempo, algo em torno de 5 milhões de indivíduos.         
         O processo de colonização levou à extinção de muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja por meio das guerras, seja em consequência do contágio por doenças trazidas dos países distantes como a gripe, o sarampo e a varíola, que vitimaram, muitas vezes, sociedades indígenas inteiras, em razão dos índios não terem imunidade natural a estes males, ou, ainda, pela imposição aos índios à nova maneira de viver.                                                                                                                                          Sem poder enfrentar os portugueses na guerra e não querendo conviver pacificamente com eles, muitos indígenas resolveram fugir para o interior do território, na tentativa de manter seu modo de vida, longe dos invasores. Apesar disso, muitos desses índios acabaram aprisionados e transformados em escravos.


Joaquim José da Silva Xavier o "Tiradentes"

         Antes de 1822, o Brasil não era considerado um país independente. Era apenas um território que pertencia a Portugal. Sendo assim, tudo que era produzido pela colônia, como era chamado, tinha que ser enviado para lá. Os impostos pagos pela população do Brasil pelos produtos consumidos eram muito altos. Com isso, o povo vivia oprimido. Nesse contexto, nasceu Joaquim José da Silva Xavier, em São João Del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1746. Ele desempenhou várias funções como tropeiro, minerador, fez parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais e até dentista ele foi, profissão esta que lhe rendeu o nome de Tiradentes.                                                                                                        Tiradentes não se conformava com a exploração vivida pelo Brasil. Ele queria que a nossa pátria fosse livre. Então, decidiu se unir a outras pessoas que tinham os mesmos objetivos, entre eles, advogados, poetas e padres, para tentar libertar o Brasil dessa situação. Devido a sua boa oratória e espírito de liderança, foi o escolhido para comandar o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, ocorrido em 1789.


              O objetivo era fazer, no chamado dia da “derrama” (em que eram cobrados da população os impostos atrasados), um protesto, alertando as pessoas sobre o plano de libertação e em seguida prendessem o governador Visconde de Barbacena. Mas o plano não deu certo. Tiradentes foi traído por um companheiro de luta: Joaquim Silvério. Joaquim devia 700 contos ao rei de Portugal e, para ter a dívida perdoada, entrou no grupo de Tiradentes, se informou do plano e denunciou ao próprio Visconde de Barbacena.          
       Trinta e quatro membros do movimento foram presos, acusados de traição à coroa portuguesa. Onze deles foram condenados à morte, mas todos tiveram as penas amenizadas, menos Tiradentes. Ele foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Antes de morrer, Joaquim da Silva Xavier disse: "Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal".

terça-feira, 19 de abril de 2016

Secretaria de Educação discutiu a prevenção ao H1 N1

    Atenção aos pais de crianças entre seis meses a quatro anos de idade, levem seus filhos para serem vacinados contra a Gripe H1 n1 nos postos de saúde de Quitandinha á partir do dia 25/04/16.

    O Secretário de Educação, Cultura e Esportes Edinei Mlenek solicitou a Secretaria de Saúde uma capacitação preventiva sobre a gripe H1 N1. O pedido foi aceito e uma equipe de enfermeiras do posto de saúde juntamente com o novo Secretário de Saúde Rogério Raksa estiveram dando explicações em forma de palestra e sanando as dúvidas sobre a gripe. Esta reunião ocorreu na manhã de terça-feira (19) na Secretaria de Educação e teve como público alvo as diretoras das escolas municipais. 
    A capacitação frisou que a lavagem correta das mãos e a higienização constante das escolas é de suma importância. Durante a mesma foi explicado que quando acontecer de alguma criança apresentar suspeita da gripe, ela será atendida nas dependências dos postos de saúde do município em sala reservada.




      Edinei comentou o quanto é importante os gestores de uma unidade educacional estarem cientes das medidas preventivas contra a doença e repassarem para todos da escola e assim sucessivamente, os alunos levarem para casa essas instruções."A comunidade deve estar vigilante ao hábito correto de prevenir esse mal". 
A Secretaria de Educação forneceu um bilhete pedindo a compreensão dos pais sobre o momento atual e deixando claro que as escolas estão tomando medidas cabíveis de prevenção a gripe influenza H1N1, como mostra o modelo de bilhete abaixo.
       A vacinação contra a influenza acontecerá em Quitandinha á partir do dia 25 de Abril e atenderá o grupo prioritário: os idosos, gestantes, crianças entre seis meses a 4 anos de idade, profissionais de saúde e pacientes portadores de doenças crônicas. O Secretário também comentou com os profissionais de saúde o quanto seria bom se a vacinação atingisse também aos profissionais da educação que estão fora do grupo de risco definido pela agência nacional de saúde, mas que estão em contato direto com muitas pessoas. Infelizmente isso no momento não será possível. 
       Dando continuidade a reunião Edinei Mlenek conversou e explicou aos diretores assuntos cabíveis ao bom andamento escolar, pediu aos diretores um olhar reflexivo, gestor e com bom censo as atividades escolares para que a escola alcance cada vez mais êxito e qualidade.


Modelo do Bilhete enviado as instituições escolares do âmbito Municipal


SENHORES PAIS

Atenção pais, devido ao surto da gripe H1N1 que vem ocorrendo em todo país, pedimos total precaução dos senhores sobre esse caso. Muitas pessoas nessa época apresentam febre, dores no corpo e outros sintomas relacionados à gripe.
Nesse caso estamos trabalhando na prevenção em toda rede municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para que alunos e funcionários estejam seguros contra a Gripe H1N1.
Pedimos à colaboração que, quando apresentarem sintomas como: febre alta, dor na cabeça e no corpo, os senhores procurem orientações médicas antes de encaminhá-los (as) para as escolas onde seus filhos estudam.
Todo cuidado é pouco!
Estamos sempre à disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente
Secretaria Municipal de Educação, Diretores e Funcionários


Povos indígenas no Paraná







           Povos indígenas no Paraná

     No Estado do Paraná existem atualmente três etnias indígenas: Guarani, Kaingang e Xetá. A grande maioria vive nas 17 terras indígenas demarcadas pelo governo federal, onde recebe assistência médica, odontológica e educação diferenciada bilíngüe.
    A economia dessas comunidades indígenas baseia-se na produção de roças de subsistência, pomares, criação de galinhas e porcos. Para complementar a renda familiar, produzem e vendem artesanato como cestos, balaios, arcos e flechas.
    Professores índios alfabetizam as crianças na língua Guarani ou Kaingang, o que tem contribuído para a valorização dos conhecimentos tradicionais e a conseqüente preservação da identidade cultural. 
     É grande a influência que o paranaense recebeu desses grupos indígenas. Na culinária, além do consumo da erva-mate fria ou quente, adotamos o costume de preparar alimentos com mandioca, milho e pinhão, como o mingau, a pamonha e a paçoca.
    No vocabulário é freqüente o uso de palavras de origem Guarani para designar nomes de espécies nativas de frutas, vegetais e animais. Podemos citar como exemplos: guabiroba, maracujá, butiá, capivara, jabuti, biguá, cutia. De origem Kaingang temos os nomes de municípios como: Goioerê, Candói, Xambrê e Verê.

Fonte:
Msc. Fernanda Maranhão
Setor de Antropologia do Museu do Paraná
mariafernanda@seec.pr.gov.br







Apresentações sobre o dia do Índio e do livro

   Os estudantes das turmas do 3° ano da Esc. Rur. Mun. Leonor Moura de Andrade do Centro, que atende a comunidade da Campina, realizaram várias apresentações hoje de manhã sobre o dia do Índio e do livro. Foram orientados pelas professoras Lúcia Inês Walesko Ukan e Wanusa Riba.






Capacitação Continuada para Professores do Pré I

     Realizou-se na semana passada na Secretaria de Educação, Capacitação Continuada para professores de  Ed. Infantil - Pré I. Neste dia foram discutidos leis que asseguram o trabalho profissional na Ed. Infantil, e também como acontece a organização curricular dos 4 anos.
    Se capacitar para melhor ensinar é de fundamental importância. Antes de se realizar um trabalho na prática devemos também conhecer a teoria. Compreender as leis que regem o ensino deve ser a base para todo professor.






Salas de aulas novas na Escola Miguel Lecz e Bom Jesus

     A Prefeitura Municipal de Quitandinha juntamente com a Secretaria de Educação Cultura e Esportes e a APMF das escolas angariaram recursos para a construção de mais salas de aulas na Esc. Rur. Mun. Miguel Lecz na comunidade de Lagoa Verde e na Esc. Mun. do Campo Bom Jesus do Turvo.







segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dia Nacional do Livro Infantil

    Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.
    O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto juvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infanto juvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.      
                                                                      
    Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.                                
      Nascido em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato transformou-se em “gás inteligente” — definição bem-humorada que costumava dar à morte — no dia 04 de julho de 1948. Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para a literatura brasileira, transformando-se em referência no assunto. Para celebrar o dia da literatura infanto juvenil, escolha um dos vários títulos de Lobato e boa leitura.

Merenda de Qualidade

    Todo mundo sabe da importância de comer bem, traz benefícios para a saúde, ajuda a nos manter ativos para realizar as tarefas do dia a dia e melhora até o humor. Uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Na escola, um espaço ocupado por crianças e jovens, isso se torna ainda mais relevante.


    A Prefeitura Municipal de Quitandinha por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes disponibiliza merenda escolar de qualidade aos alunos de escolas municipais. Segundo o Secretário da pasta, Edinei Mlenek a prefeitura investe bem na alimentação das crianças, pois gasta em torno de 46% com a merenda escolar, sendo que por lei o gasto necessário deveria ser de apenas 30%. Toda semana há a distribuição de verduras, legumes, frutas, pães etc. Segundo a nutricionista Anatolli Brusamolin, as frutas e verduras que são levadas para as escolas são variadas e frescas. Nas fotos bem abaixo mostra as crianças da Esc. Rur. Mun.Dep. João Leopoldo Jacomel se deliciando com salada de frutas. A compra dos alimentos é feita dos próprios  produtores rurais de nosso município.










   


O Sistema Solar em maquetes na Escola Leonor

   O Sistema Solar sempre é um tema que inspira boas aulas, devido ao censo de curiosidade dos alunos sobre o universo, sobre o desconhecido. A Professora Elisângela de Fátima Gaspar da Esc. Rur. Mun. Leonor Moura de Andrade aproveitou este tema tão inspirador para instigar os estudantes da  turma do 4º ano B a confeccionarem maquetes sobre o que aprenderam sobre o Sistema Solar. 
     Os alunos produziram  maquetes e apresentaram brilhantemente para outras turmas da escola. Explicaram a ordem dos planetas, o planeta onde moram, a distância do planeta Terra do sol, o movimento de rotação e translação, a lua em relação a Terra, enfim tudo o que está relacionado ao Sistema solar. O trabalho desenvolvido teve como objetivo propiciar melhor fixação do conteúdo estudado em sala de aula, bem como explorar a oralidade e expressão corporal ao se apresentarem.