terça-feira, 19 de abril de 2016

Secretaria de Educação discutiu a prevenção ao H1 N1

    Atenção aos pais de crianças entre seis meses a quatro anos de idade, levem seus filhos para serem vacinados contra a Gripe H1 n1 nos postos de saúde de Quitandinha á partir do dia 25/04/16.

    O Secretário de Educação, Cultura e Esportes Edinei Mlenek solicitou a Secretaria de Saúde uma capacitação preventiva sobre a gripe H1 N1. O pedido foi aceito e uma equipe de enfermeiras do posto de saúde juntamente com o novo Secretário de Saúde Rogério Raksa estiveram dando explicações em forma de palestra e sanando as dúvidas sobre a gripe. Esta reunião ocorreu na manhã de terça-feira (19) na Secretaria de Educação e teve como público alvo as diretoras das escolas municipais. 
    A capacitação frisou que a lavagem correta das mãos e a higienização constante das escolas é de suma importância. Durante a mesma foi explicado que quando acontecer de alguma criança apresentar suspeita da gripe, ela será atendida nas dependências dos postos de saúde do município em sala reservada.




      Edinei comentou o quanto é importante os gestores de uma unidade educacional estarem cientes das medidas preventivas contra a doença e repassarem para todos da escola e assim sucessivamente, os alunos levarem para casa essas instruções."A comunidade deve estar vigilante ao hábito correto de prevenir esse mal". 
A Secretaria de Educação forneceu um bilhete pedindo a compreensão dos pais sobre o momento atual e deixando claro que as escolas estão tomando medidas cabíveis de prevenção a gripe influenza H1N1, como mostra o modelo de bilhete abaixo.
       A vacinação contra a influenza acontecerá em Quitandinha á partir do dia 25 de Abril e atenderá o grupo prioritário: os idosos, gestantes, crianças entre seis meses a 4 anos de idade, profissionais de saúde e pacientes portadores de doenças crônicas. O Secretário também comentou com os profissionais de saúde o quanto seria bom se a vacinação atingisse também aos profissionais da educação que estão fora do grupo de risco definido pela agência nacional de saúde, mas que estão em contato direto com muitas pessoas. Infelizmente isso no momento não será possível. 
       Dando continuidade a reunião Edinei Mlenek conversou e explicou aos diretores assuntos cabíveis ao bom andamento escolar, pediu aos diretores um olhar reflexivo, gestor e com bom censo as atividades escolares para que a escola alcance cada vez mais êxito e qualidade.


Modelo do Bilhete enviado as instituições escolares do âmbito Municipal


SENHORES PAIS

Atenção pais, devido ao surto da gripe H1N1 que vem ocorrendo em todo país, pedimos total precaução dos senhores sobre esse caso. Muitas pessoas nessa época apresentam febre, dores no corpo e outros sintomas relacionados à gripe.
Nesse caso estamos trabalhando na prevenção em toda rede municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para que alunos e funcionários estejam seguros contra a Gripe H1N1.
Pedimos à colaboração que, quando apresentarem sintomas como: febre alta, dor na cabeça e no corpo, os senhores procurem orientações médicas antes de encaminhá-los (as) para as escolas onde seus filhos estudam.
Todo cuidado é pouco!
Estamos sempre à disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente
Secretaria Municipal de Educação, Diretores e Funcionários


Nenhum comentário:

Postar um comentário