terça-feira, 29 de novembro de 2016

Um pouco sobre a Prova Brasil de Matemática - 5º ano: grandezas e medidas

     

        Entre as habilidades checadas em Grandezas e Medidas, estão estabelecer relações entre tempo e unidades de medida e o cálculo da duração de eventos e acontecimento.                                                                                       

   Aqui, a avaliação é baseada em descritores relacionados a cálculo, contagem e relações entre grandezas que podem ser medidas. Dentro do descritor 8, acima, as questões mais simples propõem calcular a duração de um evento com base na hora do início e do fim. "O nível de complexidade aumenta quando a questão envolve, por exemplo, quantidades não exatas", diz Edda.

      Para responder à questão referente à contagem de tempo (veja o exemplo 1 no quadro), o aluno precisa relacionar sete dias com uma semana. Depois, calcular quantos dias têm cinco semanas e somar mais cinco dias. Muitas crianças podem pensar que se trata de uma subtração porque o enunciado menciona "quantos dias faltam". Também contribui para o equívoco a análise de problemas com base em palavras-chave - como "faltam", relacionada à subtração.                                                                                    

   O exemplo 2 também envolve a transformação entre unidades de medida de tempo. Mas, nesse caso, é necessário lançar mão da habilidade de analisar as informações disponíveis para decidir quais utilizar na resolução do problema. Nesse caso, a informação referente ao horário de início da peça não tem a menor importância para chegar à alternativa correta. O que o aluno tem de fazer é transformar 105 minutos em horas, formando grupos de 60 minutos (num cálculo de base diferente de 10). Assim, verifica que tem 1 hora e sobram 45 minutos. 

Conhecer diferentes unidades de medida (Descritor 8).

1. Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o aniversário de Antônio?
A) 10          B) 14          C) 19           D) 40 

2. Uma peça de teatro teve início às 20h30min. Sabendo que a mesma teve duração de 105 minutos, qual é esse tempo da peça em horas?
A) 1h 5min           B) 1h 25min           C) 1h 3min           D) 1h 45min


Estimar a medida de grandezas (Descritor 6) Todos os objetos estão cheios de água.













Qual deles pode conter exatamente 1 litro de água?
(A) A caneca
(B) A jarra
(C) O garrafão
(D) O tambor

Análise
O caminho é identificar grandezas mensuráveis que fazem parte do dia a dia e conhecer unidades de medida, no caso, o litro.

Orientações
Desafios contextualizados - baseados nas práticas adquiridas pelas crianças na convivência social -, nos quais se analisa em que circunstâncias as estimativas são mais ou menos precisas, são ideais. Por exemplo: pergunte quantas laranjas são necessárias para obter 1 quilo. Alguns dirão que depende do tamanho. Se forem grandes e pesadas, seis. Se forem menores, oito. Dessa forma, essa habilidade vai se ampliando.

Fonte: Revista Novaescola

Nenhum comentário:

Postar um comentário