sexta-feira, 24 de junho de 2016

Dia do Imigrante

        O Dia do Imigrante é comemorado em 25 de junho no Brasil. A imigração é um fenômeno que ocorre quando há o deslocamento de grupos de indivíduos das regiões/ países em que nasceram para terras estrangeiras.                                                                               Esta data foi criada para homenagear essas pessoas, que deixam para trás amigos e família em busca de melhores condições de vida, além de colaborarem para o crescimento do país que se destinam.                                                                                               
        O Brasil é um país formado e construído por várias diferentes nacionalidades, que migraram de seus países com o sonho de obter melhores condições de vida em terras brasileiras.                                                                                                                                            
           Italianos, alemães, ucranianos, poloneses, africanos e japoneses foram algumas das etnias que chegaram ao Brasil, em meados do século XVIII e XIX, e ajudaram na colonização do país.                                                                                                                          No calendário brasileiro, os imigrantes ainda são homenageados em duas outras datas: Dia do Imigrante Italiano (21 de fevereiro) e o Dia do Imigrante Japonês (18 de junho).                                                                                                                                               
         Devemos respeitar toda e qualquer etnia ou raça que adentra no país, pois temos que ter livre arbítrio. Tem países que estão recebendo um grande número de imigrantes devido a guerras e conflitos, na Europa por exemplo e não estão sabendo dar o devido respeito a esses povos. A discriminação e preconceito por raça/cor/credo deve ser exterminada.                  
       Essa questão é extremamente complexa e difícil de se encontrar uma solução, segundo especialistas, isso se deve aos períodos de exploração das colônias, como se os imigrantes vindos dessas tivessem cobrando por tal ato. Na visão de outros estudiosos, essa temática não terá fim enquanto existir tanta disparidade entre países centrais e periféricos, pois as pessoas desse último sempre vão migrar em busca de sua sobrevivência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário