Competidores de toda região estavam em Quitandinha nesse Domingo dia (26) de Junho na 2ª etapa do 18° Campeonato Metropolitano de Orientação de Curitiba (CMOC). Promovido em parceria com o Departamento de Esportes, a competição aconteceu no Sítio do Padre, no Ribeirão Vermelho.
Participaram da corrida vários Quitandinhenses, inclusive o Secretário de Educação Cultura e Esportes Edinei Mlenek, e o atleta Hector Chuquin Cervantes entre outros.
De acordo com o Diretor de Esportes, Josenir Pereira dos Santos, o Jôse , a abertura do evento aconteceu as 10h, e foi seguido de uma confraternização com almoço para os atletas, ás 13h.
A corrida de Orientação é uma espécie de rally a pé, a qual consiste basicamente em um competidor, equipado com uma bússola e um mapa topográfico. Nele estão marcados os locais por onde o competidor deve passar.
Orientação também pode ser chamada de caça ao tesouro, um esporte que desafia o competidor a realizar um circuito em meio a natureza. É um percurso contra o relógio e, em virtude disto, quem dita o ritmo é o competidor.
Nesta modalidade esportiva, competem pessoas de todas as idades e de níveis atléticos variados. Desta forma, não é necessário o participante ser corredor. O desafio é encontrar os pontos de controle.
Entre as regras básicas desta competição, os participantes devem passar por todos os pontos de controle e, essencialmente, preservar a natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário