segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Dia do Nutricionista foi no último dia 31

         

      Os nutricionistas municipais ligados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) têm atribuições cada vez mais amplas. Não basta preparar cardápios saudáveis, respeitar hábitos alimentares locais e usar produtos da agricultura familiar. As novas normas da alimentação escolar dão ao nutricionista um papel de relevância em todo o processo, transformando-o em responsável técnico pelo PNAE nos municípios.                                                                                                                                    
      As novas regras de atuação do nutricionista que trabalha com a alimentação escolar foram estabelecidas pela Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, e pela Resolução nº 38/2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).                                      
        O trabalho do nutricionista na educação é dar segmento ao trabalho dos pais em casa. Ensinar alimentação adequada, incluir frutas, verduras, leite, produtos naturais, diminuindo os industrializados o máximo possível. Mas na maioria das vezes esse trabalho é difícil, pois as crianças já vem de casa com hábitos de alimentação nada saudáveis. E existem casos de estudantes em que as únicas refeições fazem na escola ou creche. O nutricionista (a) também orienta merendeiras de escolas e creches quanto a qualidade nutricional dos alimentos, higienização,  armazenamento e preparo dos alimentos.
       A Secretaria de Educação Cultura e Esportes agradece imensamente a nutricionista Anatolli Brusamolin que está sempre desempenhando bem o seu papel junto a Educação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário