Compreensão x mecanização
"Tenho horror de
Matemática!! Corriqueira até pouco tempo atrás,
essa frase ainda é muito comum. E também é comum deparar com crianças
amedrontadas com a prova, traumatizadas pelo repetido fracasso.
Para que a criança não tenha medo da
Matemática e não se traumatize com ela, é fundamental que aprenda com
compreensão, quer dizer, sabendo o porquê das coisas e não simplesmente
decorando conceitos e mecanizando procedimentos e regras.
Por
exemplo, é preciso que a criança compreenda as várias ideias associadas ao
conceito de multiplicação.
Juntar quantidades iguais (adição de parcelas
iguais):
5 + 5 + 5 = 3 x 5
Disposição retangular:
o o o o o
o o o o o
o o o o o 3 grupos de 5 ou 5 grupos de 3
Número
de possibilidades:
Tendo 3 possibilidades de escolha
para tipos de sorvete (palito, casquinha e taça) e tendo 5 sabores para
escolher (chocolate, morango, flocos, coco e limão), o número total de
possibilidades para pedir sorvete é igual a 15 (3 x 5).
Após a compreensão dessas ideias,
exploradas em vários contextos e situações do dia a dia, a criança vai pouco a
pouco memorizando que o resultado de 3 x 5 é 15. Depois de compreender o que é
multiplicar, a criança, de tanto utilizar as multiplicações fundamentais
(tabuadas), acaba memorizando seus resultados.
Isso é bem diferente de apenas
memorizar. Se a criança só memoriza, esquece facilmente e, quando isso ocorre,
não sabe recuperar a informação. Numa multiplicação como 7 x 128, uma criança
que apenas decorou que 7 x 8 é igual a 56 e no momento de fazer a multiplicação
esquece esse resultado, não saberá como continuar. Outra que compreendeu - e de
tanto utilizar memorizou - pode esquecer por um momento, mas recupera o
resultado lembrando que 7 x 8 é equivalente a somar 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8
(sete vezes).
A compreensão deve estar presente
também nos procedimentos, por exemplo, nos algoritmos. Assim, na adição 18 + 17
é preciso que a criança compreenda que, ao juntar 8 unidades com 7 unidades,
obtém 15 unidades. Como 15 unidades é equivalente a 1 dezena e 5 unidades,
então juntamos essa dezena às outras duas para obter 3 dezenas e 5 unidades, ou
seja, a soma 35. Aí está a compreensão do "vai um". É bem diferente
de simplesmente mecanizar: "8 e 7, 15. Fica o 5 e vai 1. Um mais um, dois.
E mais um, três. Resultado, 35".
É claro que é importante que a criança
adquira uma certa habilidade para trabalhar com algoritmos. Mas, como dissemos,
só depois de ela ter uma razoável compreensão de como eles funcionam. Essa
compreensão facilita, inclusive, a posterior mecanização do algoritmo.
Fonte; Portal Pedagógico
Por: Luiz Roberto
Dante
Doutor em Psicologia da Educação (Ensino da
Matemática) pela PUC-SP Pesquisador em ensino e aprendizagem da Matemática
(Unesp-Rio Claro)
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