terça-feira, 13 de setembro de 2016

Matemática: Compreensão x mecanização


 Compreensão x mecanização
            "Tenho horror de Matemática!! Corriqueira até pouco tempo atrás, essa frase ainda é muito comum. E também é comum deparar com crianças amedrontadas com a prova, traumatizadas pelo repetido fracasso.
            Para que a criança não tenha medo da Matemática e não se traumatize com ela, é fundamental que aprenda com compreensão, quer dizer, sabendo o porquê das coisas e não simplesmente decorando conceitos e mecanizando procedimentos e regras.
Por exemplo, é preciso que a criança compreenda as várias ideias associadas ao conceito de multiplicação.
                        Juntar quantidades iguais (adição de parcelas iguais):
5 + 5 + 5 = 3 x 5
Disposição retangular:
o o o o o 
o o o o o 
o o o o o               3 grupos de 5 ou 5 grupos de 3 
                                        Número de possibilidades:

            Tendo 3 possibilidades de escolha para tipos de sorvete (palito, casquinha e taça) e tendo 5 sabores para escolher (chocolate, morango, flocos, coco e limão), o número total de possibilidades para pedir sorvete é igual a 15 (3 x 5).
            Após a compreensão dessas ideias, exploradas em vários contextos e situações do dia a dia, a criança vai pouco a pouco memorizando que o resultado de 3 x 5 é 15. Depois de compreender o que é multiplicar, a criança, de tanto utilizar as multiplicações fundamentais (tabuadas), acaba memorizando seus resultados.
            Isso é bem diferente de apenas memorizar. Se a criança só memoriza, esquece facilmente e, quando isso ocorre, não sabe recuperar a informação. Numa multiplicação como 7 x 128, uma criança que apenas decorou que 7 x 8 é igual a 56 e no momento de fazer a multiplicação esquece esse resultado, não saberá como continuar. Outra que compreendeu - e de tanto utilizar memorizou - pode esquecer por um momento, mas recupera o resultado lembrando que 7 x 8 é equivalente a somar 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 (sete vezes).
            A compreensão deve estar presente também nos procedimentos, por exemplo, nos algoritmos. Assim, na adição 18 + 17 é preciso que a criança compreenda que, ao juntar 8 unidades com 7 unidades, obtém 15 unidades. Como 15 unidades é equivalente a 1 dezena e 5 unidades, então juntamos essa dezena às outras duas para obter 3 dezenas e 5 unidades, ou seja, a soma 35. Aí está a compreensão do "vai um". É bem diferente de simplesmente mecanizar: "8 e 7, 15. Fica o 5 e vai 1. Um mais um, dois. E mais um, três. Resultado, 35".
            É claro que é importante que a criança adquira uma certa habilidade para trabalhar com algoritmos. Mas, como dissemos, só depois de ela ter uma razoável compreensão de como eles funcionam. Essa compreensão facilita, inclusive, a posterior mecanização do algoritmo.
Fonte; Portal Pedagógico
Por: Luiz Roberto Dante

Doutor em Psicologia da Educação (Ensino da Matemática) pela PUC-SP Pesquisador em ensino e aprendizagem da Matemática (Unesp-Rio Claro)

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