Antigamente as crianças não
tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a
criatividade para criá-los. Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e
palitos para fazer animais, além de brincadeiras como: amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de
roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim,
se divertiram por décadas e décadas. Com
os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a
criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
Uma boa sugestão para comemorar o dia das crianças é a escola, a turma fazer um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, aproveitando para se distraírem com seus alunos, ensinando-os outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. O mais importante disso? Ensiná-los que para brincar não precisamos gastar.
Assim, apresentamos aqui algumas sugestões de jogos e brincadeiras antigas.
Uma boa sugestão para comemorar o dia das crianças é a escola, a turma fazer um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, aproveitando para se distraírem com seus alunos, ensinando-os outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. O mais importante disso? Ensiná-los que para brincar não precisamos gastar.
Assim, apresentamos aqui algumas sugestões de jogos e brincadeiras antigas.
- Cinco Marias: essa brincadeira
constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho
aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia. Primeira
rodada: jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira
a pedrinha que está mais próxima de outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a
para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar
todas as pedrinhas. Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois
tire uma e jogue-a para o alto, porém, desta vez, pegue duas pedrinhas de uma
vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita. Terceira rodada: cinco
pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três
pedrinhas e depois a que foi jogada. Última rodada: joga-se a pedrinha para o
alto e pega se todas as que ficaram no chão.
- Roda: em roda, cantem canções antigas e façam os gestos
e representações delas. Lembrando de algumas músicas como: atirei o pau no gato, ciranda-cirandinha, a linda rosa juvenil, a
galinha do vizinho, a canoa virou, eu entrei na roda, cachorrinho está latindo,
o meu chapéu tem três pontas, pai Francisco, pirulito que bate bate, samba
lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.
- Escravos de Jó: dois participantes cantam a música:
“escravos
de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem
zigue, zigue zá”. Cada um com uma pedrinha na mão vai trocando-as e fazendo o
que diz a música.
- Amarelinha: risca-se a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo
no último número um arco para representar o céu. Pula-se com um pé só, dentro
de cada quadrado.
- Pião: um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se
a ponta do barbante e este sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião
rodando.
- Passar anel: os participantes ficam com as mãos juntas e um
deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas
mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o
anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e
pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.
- Pula corda: duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a
execução da brincadeira os batedores vão cantando “um dia um homem bateu na
minha porta e disse assim: senhora, senhora, põe a mão no chão; senhora,
senhora, pule de um pé só; senhora, senhora, dê uma rodadinha e vá pro meio da
rua”. Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.
- Bolinha de gude: essa brincadeira tem várias
formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os
participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na
outra e, ao final, acertar as caçapas.
- Empinando pipa: escolha um local adequado e amplo, onde não tenha
fios de energia elétrica. A pipa vai subindo com o vento e os participantes
ficam observando-a ao longe. Algumas pessoas usam cerol, uma mistura de cola
com caco de vidro, para cortar os fios das outras pipas. Porém, a brincadeira
dessa forma torna-se perigosa, podendo causar acidentes graves. Assim, use-a
apenas para se divertir evitando usar o cerol, mesmo que alguém lhe dê o
preparado.
- Batata quente: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa
fica de fora. Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de
fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, ..
queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser ‘queimou’, é
eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.
Por
Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
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