terça-feira, 22 de novembro de 2016

Dia Nacional da Consciência Negra



     O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência.

    O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, nesta data foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Zumbi lutava contra a escravidão após ter conseguido fugir e formar um povoado de escravos que também escapavam dos seus senhores. Seus ideais eram de liberdade e igualdade.

        Campanha do Governo do Estado do Paraná sobre o racismo Institucional
  Na semana passada o Governo do Paraná lançou uma campanha contra o racismo, próximo a data do dia da Consciência Negra que viralizou no Yotube. O vídeo foi visto por muita gente no Brasil. Trata do racismo institucional. Receberam pessoas especialistas em RH para observar algumas imagens. Foram divididos em dois grupos. Um grupo olhou em imagens de pessoas brancas. Outro grupo observou imagens de pessoas negras nas mesmas profissões e posições que as pessoas brancas. 


Homem branco está apenas atrasado, já o negro está fugindo é ladrão na opinião de outro grupo

   O resultado disso foi algo vergonhoso, pois as imagens das pessoas negras em suas profissões receberam comentários discriminatórios, como por exemplo: Um homem negro engravatado não foi visto como um executivo, como no caso do grupo de imagem de pessoas brancas. Ele foi visto como um segurança de shopping ou motorista particular. Assim ocorreu também com a imagem de uma mulher negra que trabalha com moda. Ela não foi vista como a mulher branca designer, mas como costureira ou vendedora.
Confira o vídeo no endereço abaixo:












   É muito triste que casos assim ainda ocorram em nosso país. Muitos anos se passaram após o término da escravidão no Brasil. Mais ainda o negro é considerado por uma minoria como uma pessoa inferior. Desde a infância a criança negra sofre discriminação, e isto persiste em sua vida adulta, também encontra dificuldade de encontrar trabalho.
   A discriminação contra o negro acontece em todas as classes sociais, bem como o caso da filha adotiva negra dos atores da rede Globo Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, que sofreu calúnias na internet após postagem de fotos da família. Muito se conquistou em prol da não discriminação do negro mas temos que lutar  bastante ainda pela igualdade neste país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário