Segundo
a pesquisadora, uma emoção que pode aparecer muito nas escolas é a apatia,
reflexo de um ambiente educacional desestimulante ou da falta de motivação por
parte de educadores e pais. Para reverter esse quadro, a observação feita pelos
professores e demais adultos, isso é a chave para entender como o meio está
afetando o desenvolvimento dos pequenos. "Um bom educador é aquele que
observa seus alunos e a forma como eles agem e lidam com as coisas. O corpo do
sujeito está sempre revelando as sensações de bem ou mal-estar", afirma
Shirley Costa Ferrari, gerente de projetos da Área de Educação Formal do
Instituto Ayrton Senna e doutora na teoria de Wallon.
Uma característica importante
dessa manifestação da afetividade é que ela é contagiosa. Alguém que esteja
muito alegre acaba transmitindo o sentimento para as pessoas que estão ao seu
redor. Da mesma forma, um professor que esteja nervoso pode passar isso a sua
turma. "Por ser uma expressão física, ela mobiliza o corpo do outro também",
conta Shirley. O educador, sabendo disso, pode tanto não se deixar contagiar
pelas emoções dos alunos como atuar para reverter uma situação em que um
sentimento ruim domine a sala.
"O profissional que se ocupa da infância
deve estar preparado para suportá-la e capacitado para se tranquilizar, em
lugar de se deixar estressar", afirma Heloysa. O ambiente favorável
envolve o controle de situações ameaçadoras, que podem atrapalhar ou travar as
inteligências. Caso o educador instale uma sensação agradável, de acolhimento e
receptividade, as crianças captam isso organicamente e reagem de uma maneira
positiva.
Trecho
de livro
"O lugar que ocupam as emoções no comportamento da criança, a influência que continuam a exercer sobre o do adulto, abertamente ou em surdina, não é, pois, um simples acidente, uma simples manifestação de desordem."
Henri Wallon no livro: As Origens do Caráter na Criança
Comentário
Para Wallon, a emoção tem um papel central na evolução da consciência de si. Ele a concebe como um "fenômeno psíquico e social, além de orgânico". Das sensações de bem-estar e mal-estar iniciais e que contagiam o outro de forma indiferenciada, evolui para o estabelecimento de padrões posturais apreendidos na cultura em que a pessoa está imersa, como medo, raiva, ciúme, alegria etc..
Consultoria Shirley Costa Ferrari
Fonte: Revista Novaescola
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