Vamos falar sobre a sala de aula invertida? Nessa metodologia, o
professor propõe um conteúdo e os alunos já
entram em contato com ele, em casa, ou mesmo na escola, por meio de materiais digitais como
videoaulas, apresentações e podcasts, antes mesmo da aula sobre o tema.
Isso
não significa que o papel do professor some. Após o estudo individual, os
alunos vão para a sala de aula tirar dúvidas, debater, trazer assuntos
complementares e desenvolver projetos e atividades em grupo. Justamente o
contrário do sistema tradicional, em que o aluno aprende em uma aula expositiva
primeiro, e faz a tarefa de casa sozinho, depois.
Essa abordagem gera oportunidades de aprendizagem significativas, já que a turma, presencialmente, consegue explorar um assunto em profundidade e criar a partir do conhecimento adquirido. Além disso, a proposta respeita o tempo de aprendizagem de cada aluno, já que ele pode selecionar qual conteúdo assistir em casa, em que ordem acessar os materiais, revê-los sempre que houver uma dificuldade de compreensão e fazer pesquisas paralelas. Veja no infográfico abaixo mais informações sobre a metodologia:
Essa abordagem gera oportunidades de aprendizagem significativas, já que a turma, presencialmente, consegue explorar um assunto em profundidade e criar a partir do conhecimento adquirido. Além disso, a proposta respeita o tempo de aprendizagem de cada aluno, já que ele pode selecionar qual conteúdo assistir em casa, em que ordem acessar os materiais, revê-los sempre que houver uma dificuldade de compreensão e fazer pesquisas paralelas. Veja no infográfico abaixo mais informações sobre a metodologia:
Pode ser realizado com turmas de 4° e 5° ano esse tipo de troca de experiência. Também nada impede que se realize com as turmas de 1°, 2° ou 3° ano. Apenas aumentar o tempo de preparação e o professor intervir auxiliando na preparação.
Fonte: Revista Novaescola
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